Conversa sobre imigração

O tema da aula do Projeto Atualidades e Leitura Crítica foi Imigração.

Alunos das primeiras séries do Ensino Médio, com uma turma convidada - a 2ªA - receberam três...

visitas especiais para um bate-papo sobre o assunto. As professoras Nájia (do projeto) e Lúcia e Fátima (de Redação) juntaram as turmas para ouvir a Andressa Gongora, representando a ARAS/Cáritas, o ucraniano Oskar e o sírio Samer. Foi um tarde muito especial! Andressa falou um pouco sobre o trabalho da entidade que oferece orientação e acompanhamento a imigrantes e refugiados, em Maringá. Segundo a palestrante, atualmente a ARAS/Cáritas acompanha 32 nacionalidades que vivem em nosso município e que, aqui, buscam uma nova vida. Oskar, de 27 anos, contou que se formou em Relações Internacionais, com foco na América de Sul. Há três anos, quando deixou a Ucrânia, motivado a buscar novos horizontes e conhecimento prático sobre a realidade que estudou - e também por conta da situação política e econômica do país - resolveu vir para cá. Passou dois anos no Paraguai e, há um, vive em Maringá, onde trabalha como garçom e busca aprender mais o português e nossa cultura. Já Samer veio da Síria e atualmente aguarda a resposta a um pedido de refúgio ao Brasil. O motivo que o fez deixar seu país foi a guerra. Faz quase um ano que ele e a esposa estão em Maringá e aqui têm uma lanchonete árabe. Graduado em Economia, antes de vir ele trabalhava em uma grande empresa, em sua área. Ele nos contou que veio em busca de paz. Este foi apenas o primeiro momento deste trabalho. O tema vai continuar na próxima semana, com um encontro dos alunos com os haitianos que vivem na cidade. Esta última é a principal origem dessa nova onda de migração que chega ao país. Aguardem nova postagem, em breve!