Palestra: Reforma do Ensino Médio

Alunos Santa Cruz conversam sobre o Novo Ensino Médio

Esta semana, no contraturno, alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de um bate-papo com o professor Dr. José Antônio Martins (UEM).

A pauta do encontro foi o Novo Ensino Médio, assunto que tem gerado vários questionamentos, em toda a comunidade escolar.   Doutor em filosofia política pela USP, o professor é coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Maringá e vem tratando do tema já há algum tempo, inclusive participando de debates.

 

Neste momento com os alunos, ele explicou, em termos gerais, “o que é a Lei”, “o que muda”, “como muda”; “a partir de quando”, além de falar dos prós e contras. Após a fala do professor, ele abriu para as perguntas e a participação dos jovens foi intensa.

Além dos alunos, a diretora Anna Thereza e as coordenadoras Marisa e Maria José também participaram do encontro. A atividade faz parte do Projeto de Atualidades e Leitura Crítica, que a professora Nájia Furlan desenvolve com os alunos da 1ª série do Ensino Médio.

Neste projeto, a professa tenta desenvolver, nos adolescentes, o interesse em não apenas manterem-se atualizados sobre o que ocorre em nível local, estadual, nacional e de mundo, mas também em entender que a informação vai muito além do que aquilo que recebemos (lemos, ouvimos e repassamos) e que, por isso, é importante termos olhares atentos, mastigarmos as informações e nos posicionarmos sobre aquele assunto.

Novo Ensino Médio (resumão) Segundo o Ministério da Educação (MEC), “trata-se de uma mudança na estrutura do sistema atual do ensino médio. Ao propor a flexibilização da grade curricular, o novo modelo permitirá que o estudante escolha a área de conhecimento para aprofundar seus estudos. A nova estrutura terá uma parte que será comum e obrigatória a todas as escolas (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível”.

O caminho que a proposta até virar lei:

 MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016 - elaborada pelo Ministério da Educação - APRESENTADA EM SETEMBRO DE 2016

 EM 08/2/2017 - Senado Federal aprovou por 43 votos a 13 o texto-base da medida provisória que estabelece a reforma no Ensino Médio no País

 SANCIONADO PELO PRESIDENTE MICHEL TEMER EM 16/2/2017 – VIROU A LEI 13415/2017

Para mais informações, busque os sites oficiais:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

http://basenacionalcomum.mec.gov.br